O PADRÃO DE QUALIDADE DE VIDA (Augusto Cury)



O PADRÃO DE QUALIDADE DE VIDA



Quem é exigente com a qualidade dos produtos, mas não com a sua qualidade de vida, trai a sua própria felicidade...

Nas próximas páginas comentarei a relação de sintomas psíquicos e psicossomáticos que uso nas minhas pesquisas e que comprometem a qualidade de vida.



SINTOMAS PSÍQUICOS



( ) cansaço exagerado
( ) pensamento acelerado
( ) insônia
( ) excesso de sono
( ) esquecimento
( ) desmotivação, desânimo
( ) diminuição do prazer sexual
( ) baixa autoestima
( ) medo
( ) perda do prazer de viver
( ) tristeza ou humor deprimido
( ) falta de concentração
( ) sofrimento por antecipação
( ) angústia (ansiedade + aperto no peito)
( ) agressividade
( ) sentimento de culpa
( ) solidão
( ) ideia de desistir da vida



SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS
 

( ) dor de cabeça
( ) falta de ar
( ) tontura
( ) taquicardia
( ) nó na garganta
( ) aperto no peito
( ) dores musculares
( ) prurido (coceira)
( ) gastrite
( ) hipertensão quando está tenso
( ) diarreia quando está tenso
( ) aumento do apetite
( ) diminuição do apetite
( ) excesso de suor
( ) choro ou vontade de chorar
( ) mãos frias e úmidas
( ) queda de cabelo
( ) nenhum



Se você apresenta diversos sintomas, não se desespere. Você pode superar seus conflitos e se tornar mais rico e experiente. O padrão de classificação da qualidade de vida é flexível. Ele depende do tipo, quantidade e freqüência dos sintomas. Alguns sintomas são mais graves por isso desencadeiam vários outros sintomas. Por exemplo, a insônia produz fadiga excessiva, pensamento acelerado, irritabilidade. Procure cuidar da sua qualidade de vida, você merece. Faça de sua vida uma linda história de amor e não de terror.

 Em minhas conferências, inclusive internacionais, sobre o funcionamento da mente e qualidade de vida, costumo fazer um teste com os ouvintes. Peço a eles que levantem as mãos sobre quais sintomas possuem à medida que os cito.
 Todos ficam surpresos ao ver o sobe e desce das mãos do público em geral. Isso inclui psicólogos, médicos, diretores de escolas, professores. O normal é estar afetado e o anormal é ter uma vida excelente. Num mundo doente, a meta é sermos “anormais”. Fique atento!
 Uma pesquisa que realizei sobre a qualidade de vida na população da cidade de São Paulo mostrou números chocantes 37,8% das pessoas estão ansiosas ( mais de quatro milhões), 37,4% apresentam déficit de memória ou esquecimento, 30,5% sentem fadiga excessiva, 29,9% sentem dores musculares e 29,1% têm dor de cabeça.
 Além disso, dois milhões de pessoas, incluindo jovens e adultos, têm insônia, fazem uma guerra na própria cama. Qual guerra? A guerra de pensamentos. Cuidado! Nem os generais vencem essa batalha.
 Há um dado da pesquisa que me deixou preocupadíssimo e talvez deixe você também. Mais de dois milhões de pessoas (22%) estão com péssima qualidade de vida, apresentam dez ou mais sintomas. Isso é muito grave. Todos nós devemos melhorar nossa qualidade de vida para sermos felizes.
 A população de São Paulo, que é uma das maiores cidades do planeta, está coletivamente estressada. Todavia, se realizarmos a mesma pesquisa em Nova York, Londres, Paris, Tóquio e nas outras grandes e médias cidades do mundo, creio que encontraremos dados semelhantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pois ele poderá nos auxiliar sempre a fazer coisas certas. Muito Obrigado por participar conosco dessa iseia