Curiosidades sobre as flores


A força mágica das flores

Ter flores em casa, ainda que seja só uma, é uma maneira de atrair bons fluidos para o lar.

 Segundo uma antiga tradição do oriente, todo jardim deve ter seu canteiro de rosas. Plantar roseiras cor-de-rosa à entrada da casa traz alegria à sua residência. A rosa vermelha era dedicada à Vênus, e continua a ser símbolo do amor, e também símbolo da juventude. Já a branca simboliza pureza.

Um outro símbolo de beleza e pureza é o lírio ou açucena branca, que também significa esperança. Dizem que levar ao pescoço um pedaço da raiz do lírio faz reconciliar amores rompidos. "O perfume do lírio é excelente condensador fluídico, que acumula a energia recebida", diz a terapeuta Lúcia Sarau.

Também da família das Liliáceas, é o lírio convale ou lírio-do-vale, o conhecido "muguer", que dá sorte na primavera. Já o jasmim, símbolo da amabilidade e da sensibilidade, tem a faculdade de atrair riqueza. Lúcia lembra que os maias acreditavam que uma coroa de amaranto - símbolo da imortalidade da alma - traria glória a quem a usasse. Levar consigo uma flor de amaranto ajudaria a conseguir benefícios junto a uma pessoa importante com quem se fosse falar. A angélica, símbolo da inspiração, protegeria contra as tentações da carne.
"A tulipa é símbolo da inconstância", observa a terapeuta. Segundo um conto popular inglês, os elfos, espíritos protetores das tulipas, protegem também quem a cultiva. Lúcia conta que é antiga também a crença que um ramo de verbena, que dá flores lilases ou azuis, serve de amuleto contra qualquer doença e torna a pessoa invulnerável. A verbena é símbolo de prosperidade e paz, e se recomenda plantar em casa, principalmente em propriedades agrícolas. O perfume da verbena teria o poder de atrair atenções com fins amorosos. Cinco folhas de verbena misturadas ao vinho e derramado num ambiente festivo faria nascer grande euforia entre os presentes. Íris, por sua vez, é símbolo da solidão. Acredita-se que um ramo dessas flores embaixo do travesseiro faz com que se tenha sonhos premonitórios.

Segundo Lúcia Sarau, os poderes mágicos são atribuídos às plantas, capazes de afastar malefícios, proteger o homem ou atrair fortuna. Para os gregos e romanos, uma coroa de folhas de hera ou louro servia também para coroar os poetas. Dizem que mascar folhas de louro predispõe o médium a adivinhar o futuro. Além disso, "os ramos de folhas do loureiro servem de amuleto para afugentar almas penadas e para desviar raios", acrescenta.
A coroa de oliveira atrai a boa sorte. "A oliveira simboliza a paz", diz Lúcia. Todos os raios atrairiam coisas boas. A folha da fortuna é uma planta africana que se diz trazer muita felicidade. Encontrar um trevo de quatro folhas seria bom sinal e cultivá-lo traria bons augúrios, assim como colhê-lo e levá-lo consigo seria uma outra forma de atrair felicidade. Um raminho de arruda é bom contra mau olhado, especialmente se for atrás da orelha. Já um pedacinho de madeira dessa planta na carteira atrairia dinheiro. Para evitar invejas, pode ser colocada na mesa de trabalho.

Outras plantas famosas contra mau-olhado, segundo a terapeuta, são alecrim guiné, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e espada de santa bárbara. A terapeuta recomenda plantá-las à entrada da casa, sendo que as duas últimas podem ser cultivadas em vasos somente com água. Quanto à comigo-ninguém-pode, conhecida também como aningapara, acredita-se que enterrar uma moedinha junto a ela fará com que se desenvolva muito, o que é sempre sinal auspicioso.
Aromático, o alecrim pode ser usado em temperos, assim como o alho, que era considerado uma planta sagrada pelos antigos egípcios e até hoje se acredita que tem poder de espantar maus espíritos. Palmas bentas, em cruz, na parede ou à entrada, também teriam a faculdade de afugentar malefícios. Lúcia diz que "um amuleto para dar sorte pode ser feito com as sementes vermelhas da árvore olho-de-cobra". Já o pinheiro, é símbolo da constância e da fidelidade conjugal. "Essa árvore também simboliza a vida. Acredita-se que plantar uma ou incentivar o seu plantio leva a pessoa a ter vida longa", completa a terapeuta.

Energia das plantas e flores também no Ano Novo

 "É bom ter sempre em casa galhinhos secos de trigo, mas estes devem ser recebidos de presente no fim do ano e trocados todos os anos. Três galhinhos são suficientes, mas quem quiser mais deve seguir a ordem dos múltiplos: seis, nove, doze, e assim por diante", ensina a terapeuta. Essa é uma maneira gentil e econômica de presentear e agradar os amigos, trazendo-lhes boa sorte. No entanto, não se deve guardar os trigo velhos do ano que passou ou que está passando. "Além de não ser bom, eles ficam feios e empoeirados", explica Lúcia. A terapeuta ensina também que é interessante enfeitar a mesa da ceia e a casa com galhinhos de trigo. "Mas o que não pode faltar em casa na passagem do ano são flores amarelas, que trarão prosperidade", completa. "Há também quem acredite que é bom ganhar uma folha de louro para se ter na carteira a fim de que nunca falte dinheiro", ensina Lúcia

Nome Nome científico Significado

Açucena Lilliom candidum Beleza, pureza e esperança

Absinto Artemisia absinthium Ausência
Amarílis Hippeastrum hybridum Orgulho
Angélica Polianthes tuberosa Inspiração
Camélia Camellia japonica Pureza e altivez
Cravo Dianthus caryophyllus Ardor
Centáurea Centaurea gymnocarpa Alegria permanente
Dália Dahlia x pinnata Reconhecimento
Gardênia Gardenia jasminoides Sinceridade
Jacinto Alstroemeria caryophyllacea Benevolência
Jasmim Jasmminum sp Amabilidade e sensibilidade
Junquilho Freesia x hybrida Desejo
Resedá Galphimia brasiliensis Doçura
Rosa branca Rosa x grandiflora Pureza
Rosa cor-de-rosa Rosa x grandiflora Alegria
Rosa vermelha Rosa x grandiflora Amor e juventude
Tulipa Tulipa gesneriana Inconstância


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, pois ele poderá nos auxiliar sempre a fazer coisas certas. Muito Obrigado por participar conosco dessa iseia